A BARRA®, em seu processo de enraizamento constante, foi ao encontro de uma das tradições mais expressivas da cultura capixaba: as Paneleiras de Goiabeiras. Residente no bairro de Goiabeiras, a comunidade das paneleiras é um microcosmos de resistência cultural que persiste em meio à região metropolitana de Vitória e remete aos tempos do período colonial. Formada por descendestes de negros e indígenas, a comunidade consiste em um modelo de coletividade, no qual se faz presente os elementos centrais da cultura capixaba, que emerge em forma de culinária, artesanias, música e religiosidade. Dentre esses elementos, destaca-se a prática ancestral de confecção das panelas de barro, uma herança milenar de origem indígena que atravessou os séculos de colonização portuguesa, se preservando de maneira legítima até os dias atuais. E é a partir desta prática que surge a tradicional moqueca capixaba, considerada por muitos a mais brasileira das cozinhas.
Dialogando com esta riqueza cultural, e a fim de promover o intercâmbio entre culturas caiçaras, lançamos o projeto “BARRA® Apresenta a Moqueca Capixaba”, onde iremos abordar os três pilares do feitio da moqueca capixaba: a pesca artesanal, a produção de panelas de barro e a gastronomia. É importante dizer que esses três pilares são indissociáveis, na medida em que a pesca artesanal é responsável por fornecer os frutos do mar para a produção de pratos que, por sua vez, são preparados nas panelas de barro.
Com base nessa cadeia produtiva desenvolvemos uma experiência de imersão para aqueles que se conectam com a nossa marca. Produzimos, em conjunto com as Paneleiras de Goiabeiras, um jogo de panelas de barro, gravamos e acompanhamos um pescador residente da Barra do Jucu em seu dia de trabalho e por fim estabelecemos uma parceria com o tradicional restaurante Espera Maré, em funcionamento desde 1978 na Barra do Jucu. A partir dessas conexões estaremos realizando, através de nosso site, a venda da moqueca capixaba que terá passado, devidamente, por essas três etapas produtivas. A moqueca deverá ser consumida no restaurante parceiro, na Barra do Jucu, proporcionando uma experiência cultural única para aqueles que desejarem se conectar mais profundamente com os nossos valores culturais.
Seguindo no processo de aprofundamento de nosso regionalismo, e com o intuito de continuar difundindo os valores da cultura caiçara é que surge este novo projeto. De forma que as peculiaridades de nossas vivências, e seus modos anticoloniais, possam reverberar não como retóricas superficiais, mas como ações concretas, resultantes de uma atuação cultural intensa da nossa marca.
Com isso estaremos reforçando cada vez mais a presença de um Brasil profundo, cujo imaginário se mantém vivo nas práticas culturais que fomentamos. Nesta perspectiva, consolidamos o intercâmbio de saberes ancestrais, aliados ao universo criativo da moda streetwear, desenvolvendo, assim, uma identidade que se enraíza para dentro de nossas origens, ao mesmo tempo em que busca se expandir para a universalidade do mundo contemporâneo.
Esse direcionamento é a principal essência da BARRA®, é a forma que escolhemos nos posicionar e contribuir dentro de uma vanguarda cultural que emerge a partir do diálogo entre o tradicional e o moderno. É disto que se trata esta nova frente de trabalho, que busca unir ancestralidade, artesania, culinária e outras subjetividades que, dentro de uma perspectiva caiçara, conferem significado ao ser capixaba. Com orgulho, agradecemos às Paneleiras de Goiabeiras, pela partilha de saberes, pela força, resistência e representatividade de nossa cultura, e aos demais parceiros que aceitaram trilhar conosco o caminho da arte e toda sua multiplicidade de vertentes.