A Barra Crew pede passagem; por um leito de rio, ou por uma viela, costuramos o nosso caminho; irrompemos os becos do passado. Nos lançamos impregnados da tradição que ingerimos. Fazemos parte de um novo processo de construção de auto-estima, e convidamos todos aqueles que desejam experimentar conosco novas formas de partilhar o sensível.     

 

Para isto, inauguramos, este diário virtual, que será, mais que uma vitrine, um canal de reflexão que apresente o objeto da moda enquanto vetor cultural; fio condutor de narrativas descolonizadoras; manifestação essencial da linguagem comunitária. Um espaço de disruptura estética e social, que assume a tarefa de produzir utopias. Nos interessa conduzir a sociedade para perceber um novo corpo social, que reside na subjetividade caiçara, mas que dialoga com as periferias de todo mundo, projetando um mapa de visibilidade que define a diversidade almejada por nós.     

 

Mas viemos, sobretudo, apresentar a tradição artesã da Barra do Jucu; de onde ecoa os tambores de Mestre Honório e Mestre Alcides; onde ressoam histórias contadas por Zé da Silva e Dona Darcy memórias de barqueiros, curandeiros e rendeiras para fazer delas a essência vital de nossa expressividade.     

 

Ao criarmos uma marca que busca romper com a dominação dos grandes centros e se concentrar nas raízes locais, fica evidente, para nós, reconhecer o papel do imaginário caiçara brasileiro e seus desdobramentos na formação da nossa identidade. A cultura caiçara, com suas manifestações populares e suas tradições, tem influenciado a região da Barra do Jucu há séculos, e é essa herança cultural que temos a intenção de celebrar. 

 

Além disso, a Barra do Jucu sempre foi tida como local de vanguarda cultural no Espírito Santo, tendo sido pioneira em projetos que valorizam a identidade local e promovem o desenvolvimento sustentável.   

 

A Barra Crew busca seguir essa mesma trajetória, e é por isso que nos concentramos nas cores e nas realidades do bairro para criar um streetwear que fala a partir das ruas e das vivências locais. É no lugar de onde se falou para todo mundo do amor de Madalena, que instauramos nosso ponto de partida, projetando para dentro, e para fora,  a riqueza da cultura barrense. 

Por outro lado, entendemos que há uma estrutura comum que unifica a cultura caiçara em diversos pontos do país; um modo de ser que anda em conjunto dentro de toda pluralidade que configura o litoral brasileiro. São formas peculiares - características próprias - de trocar com o meio ambiente, que revelam principalmente o traço das identidades negra e indígena.

 

 

Com esse sentimento desenvolvemos nossa atuação, repleta de um significado local, porém aberta para a multiplicidade de fatores externos. E respeitando a ancestralidade que nos outorga a missão de dar continuidade às tradições, nos permitimos o anseio por inovar, pois na essência das comunidades ribeirinhas nas quais desde os tempos mais antigos transitam todo tipo de mercadoria também reside o ser cosmopolita.

 

 

É nesta perspectiva que potencializamos nossas vertentes autorais, conectando saberes do domínio popular, que atravessam as rotas intangíveis de um Brasil profundo para desaguar na foz de uma vanguarda caiçara, onde o regionalismo, enquanto resistência cultural, se faz presente. 

 

 

É deste processo de pesquisa que emergem os conceitos por trás de todas as nossas criações, consolidando a Barra Crew como um agente cultural que compreende a moda como um fenômeno social e aborda o ramo da estética em seu sentido mais amplo. Na busca por uma personalidade consistente, que faça jus à forma que queremos nos colocar no mundo, procuramos imergir nas diversas linguagens artísticas, produzindo trabalhos que aprofundem ainda mais nossa identidade das raízes caiçara, ribeirinha, brasileira; de matriz afro-indígena.

 

 

Os resultados dessas experiências artísticas, as novas frentes de trabalho, e outras dimensões da nossa atuação, serão compartilhadas neste novo espaço, esperando que esta iniciativa configure um ciclo virtuoso que contribua no desenvolvimento de um novo corpo social, mais humano, inclusivo e generoso.  

 

Barra do Jucú, Vila Velha, BRASIL. 2014-2023

 

BARRA CREW usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.